quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

CONCEITOS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO



BLOG GENIALIDADE E SUPERDOTAÇÃO, DE AUTORIA DE ÁLAZE GABRIEL.

 
Autoria:
Denise de Souza Fleith - Professora do Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília.

INTRODUÇÃO
  
Apesar do crescente reconhecimento, no cenário nacional e internacional, da importância de se criar condições favoráveis ao desenvolvimento do potencial de indivíduos com altas habilidades/superdotação, observa-se que pouco se conhece acerca das suas necessidades e características. Ademais, noções falsas sobre estes indivíduos, fruto de preconceito e desinformação, estão profundamente enraizadas no pensamento popular, interferindo e dificultando a implantação de práticas educacionais que atendam aos anseios e necessidades deste grupo. O livro organizado por Soraia Napoleão de Freitas brinda o leitor com informações atualizadas e fundamentadas, teórica e empiricamente, sobre diversas dimensões do fenômeno das altas habilidades/superdotação, contribuindo para desmistificar muito das idéias estereotipadas acerca do aluno superdotado veiculadas em nossa sociedade.
A obra é constituída de prefácio, introdução e 12 capítulos e conta com a colaboração de 13 estudiosos de instituições do Rio Grande do Sul e da Argentina. O prefácio é elaborado por Joseph Renzulli, diretor do Centro Nacional de Pesquisa sobre o Superdotado e Talentoso da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, e eminente pesquisador da área. É destacada no prefácio a abordagem educacional, adotada no livro, que focaliza na maximização do potencial de cada aluno como aprendiz e produtor criativo. Ademais Renzulli chama atenção para o fato de que várias práticas implementadas na educação do superdotado têm sido utilizadas na educação em geral. A seguir, na introdução, são apresentados dois reconhecidos referenciais teóricos na área – A Teoria das Inteligências Múltiplas, proposta por Gardner, e a Teoria dos Três Anéis, elaborada por Renzulli –, que embasam ações e projetos de pesquisa desenvolvidos no Rio Grande do Sul.
Diversos temas sobre altas habilidades/superdotação são contemplados nos capítulos seguintes. Uma parte destes capítulos analisa diversas concepções sobre altas habilidades/superdotação, clarifica conceitos e terminologias, além de desmistificar idéias errôneas veiculadas acerca do indivíduo com altas habilidades. Outra parte dos capítulos examina características do indivíduo superdotado na infância e na adolescência e propõe uma estratégia de identificação na Educação Infantil. Dois capítulos focalizam questões legais relacionadas à educação do superdotado. Um analisa as políticas públicas educacionais para o aluno superdotado no Rio Grande do Sul e o outro apresenta a legislação, especialmente das duas últimas décadas, que dá suporte ao atendimento ao aluno superdotado em estados da região sul do Brasil. Finalmente, quatro capítulos discutem práticas e programas de atendimento tanto ao aluno com altas habilidades/superdotação quanto às suas famílias à luz dos princípios da educação inclusiva.
Podemos então concluir que este livro é uma fonte de subsídios valiosos ao profissional interessado em desenvolver práticas educacionais que estimulem o desenvolvimento criativo, saudável e singular do aluno com altas habilidades/superdotação e oportunizem experiências de aprendizagem prazerosa considerando seus interesses, estilos de expressão e habilidades. É importante lembrar que um potencial não cultivado é um potencial perdido. Assim, o aluno com altas habilidades/superdotação necessita de uma variedade de experiências de aprendizagem enriquecedoras que estimulem o seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social, favorecendo a realização plena de seu potencial. Além disso, este livro convida o leitor a refletir sobre avanços conquistados e desafios a serem superados em relação à educação do aluno com altas habilidades/superdotação.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

FREITAS, Soraia Napoleão (Org.). Educação e altas habilidades/superdotação: a ousadia de rever conceitos e práticas. Santa Maria: Editora UFSM, 2006. 277p.