quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

GENIALIDADE E SUPERDOTAÇÃO SEGUNDO A MENSA BRASIL

 Blog “Genialidade e Superdotação”, de autoria de Superdotado Álaze Gabriel.






Definição de Muito Inteligente

          

É geralmente aceito que "muito Inteligente" (em inglês: very bright) é a pessoa que em um teste de QI reconhecido obtêm um resultado superior a 95% da população em geral, ou seja, dentro dos 5% superiores. A Mensa optou por selecionar quem está nos 2% superiores. Esse número não é totalmente arbitrário, estudos estatísticos mostram que há uma diferença mensurável de comportamento entre os 2% superiores e os 2% seguintes. Outras organizações do gênero optam por outras classificações. (bibliografia: Constituição da Mensa International e livro The Bell Curve - Hernstein & Murray - Free Press 1994)

       

Definição de Superdotado

       

Segundo as diretrizes básicas para a ação do Centro Nacional de Educação Especial, são consideradas superdotadas e talentosas as que apresentam notável desempenho e/ou elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados:


·       Capacidade intelectual superior;

·       Aptidão acadêmica específica;

·       Pensamento criador ou produtivo;

·       Capacidade de liderança;

·       Talento especial para artes visuais, artes dramáticas e música;

·       Capacidade psicomotora.

                 

Tuttle e Becker descreveram cada uma dessas áreas de superdotação:


Habilidade intelectual geral: esta categoria inclui indivíduos que demonstrem características tais como curiosidade intelectual, poder excepcional de observação, habilidades para abstrair, atitude de questionamento e habilidades de pensamento associativo. Talento acadêmico: esta área inclui os alunos que apresentam um desempenho excepcional na escola, que se saem muito bem em testes de conhecimento e que demonstram alta habilidade para as tarefas acadêmicas. Habilidades de pensamento criativo e produtivo: esta área inclui estudantes que apresentam idéias originais e que são capazes de perceber de muitas formas diferentes um determinado tópico. Liderança: inclui aqueles estudantes que emergem como os líderes sociais ou acadêmicos de um grupo. Artes visuais e cênicas: engloba os alunos que apresentam habilidades superiores para pintura, escultura, desenho, filmagem, dança, canto, teatro e para tocar instrumentos musicais. Habilidades psicomotoras: engloba aqueles estudantes que apresentam proezas atléticas, incluindo também o uso superior de habilidades motoras refinadas, necessárias para determinadas tarefas, e habilidades mecânicas.


Fonte 1: livro Psicologia e Educação do Superdotado - Eunice Soriano Alencar - E.P.U. 1986.


Características dos superdotados:


Esta é uma pequena lista de características típicas do superdotado. Existem outras características que não foram citadas, principalmente as ligadas à superdotação artística e psicomotora, por haver menos pesquisas nestas áreas. É importante lembrar que nem todos os superdotados apresentam todas as características citadas na lista.


a)      segundo Tuttle e Becker, 1983:


·       É curioso.

·       É persistente no empenho de satisfazer os seus interesses e questões.

·       É crítico de si mesmo e dos outros.

·       Tem senso de humor altamente desenvolvido.

·       Não é propenso a aceitar afirmações, respostas ou avaliações superficiais.

·       Entende com facilidade princípios gerais.

·       Tem facilidade em propor muitas idéias para um estímulo específico.

·       É sensível a injustiças tanto no nível pessoal como no social.

·       É líder em várias áreas.

·       Vê relações entre idéias aparentemente diversas.


b)      segundo Gowan e Torrance, 1971:


·       Reage positivamente a elementos novos, estranhos e misteriosos de seu ambiente.

·       Persiste em examinar e explorar estímulos com o objetivo de conhecer melhor a respeito deles.

·       Gosta de investigar, faz muitas perguntas.

·       Apresenta uma forma original de resolver problemas, propondo muitas vezes soluções inusitadas.

·       É independente, individualista e auto-suficiente.

·       Tem grande imaginação e fantasia.

·       Vê relações entre objetos.

·       Tem sempre muitas idéias.

·       Prefere idéias complexas, irrita-se com a rotina.

·       Pode ocupar seu tempo de forma produtiva, sem ser necessária uma estimulação constante pelo professor.


Definição de Gênio


Existem duas definições em disputa pelo termo:


1.    Quem obtêm um resultado excepcional (na faixa superior a 180 -190) num teste determinado de QI;


2.    Quem consiga raciocínios e inferências tais que, somados a uma intuição também muito acima do normal, lhe permitam não somente imaginar como também formular e realizar uma obra fundamentalmente original e reconhecidamente de alto valor.


Os defensores da opção 1 acreditam ser possível medir objetivamente a genialidade enquanto os defensores da definição 2 preferem esperar por resultados práticos significativos. A história nos mostra que muitos gênios viveram no anonimato e morreram na pobreza, talvez não tendo sido reconhecidos por estarem muito à frente do seu tempo. Os membros da Mensa são todos muito inteligentes, mas não necessariamente superdotados ou gênios.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se à vontade para enriquecer a participação nesse blog com seus comentários. Após análise dos mesmos, fornecer-lhe-ei um feedback simples.