Blog “Genialidade e Superdotação”, de
autoria de Superdotado Álaze Gabriel.
Definição de Muito Inteligente
É geralmente aceito que "muito
Inteligente" (em inglês: very bright) é a pessoa que em um teste de QI
reconhecido obtêm um resultado superior a 95% da população em geral, ou seja,
dentro dos 5% superiores. A Mensa optou por selecionar quem está nos 2%
superiores. Esse número não é totalmente arbitrário, estudos estatísticos
mostram que há uma diferença mensurável de comportamento entre os 2% superiores
e os 2% seguintes. Outras organizações do gênero optam por outras
classificações. (bibliografia: Constituição da Mensa International e livro The
Bell Curve - Hernstein & Murray - Free Press 1994)
Definição de Superdotado
Segundo as diretrizes básicas para a ação do Centro
Nacional de Educação Especial, são consideradas superdotadas e talentosas as
que apresentam notável desempenho e/ou elevada potencialidade em qualquer dos
seguintes aspectos, isolados ou combinados:
·
Capacidade
intelectual superior;
·
Aptidão
acadêmica específica;
·
Pensamento
criador ou produtivo;
·
Capacidade
de liderança;
·
Talento
especial para artes visuais, artes dramáticas e música;
·
Capacidade
psicomotora.
Tuttle e Becker descreveram cada uma dessas áreas
de superdotação:
Habilidade intelectual geral: esta categoria inclui
indivíduos que demonstrem características tais como curiosidade intelectual,
poder excepcional de observação, habilidades para abstrair, atitude de
questionamento e habilidades de pensamento associativo. Talento acadêmico: esta
área inclui os alunos que apresentam um desempenho excepcional na escola, que
se saem muito bem em testes de conhecimento e que demonstram alta habilidade
para as tarefas acadêmicas. Habilidades de pensamento criativo e produtivo:
esta área inclui estudantes que apresentam idéias originais e que são capazes
de perceber de muitas formas diferentes um determinado tópico. Liderança:
inclui aqueles estudantes que emergem como os líderes sociais ou acadêmicos de
um grupo. Artes visuais e cênicas: engloba os alunos que apresentam habilidades
superiores para pintura, escultura, desenho, filmagem, dança, canto, teatro e
para tocar instrumentos musicais. Habilidades psicomotoras: engloba aqueles
estudantes que apresentam proezas atléticas, incluindo também o uso superior de
habilidades motoras refinadas, necessárias para determinadas tarefas, e
habilidades mecânicas.
Fonte 1: livro Psicologia e
Educação do Superdotado - Eunice Soriano Alencar - E.P.U. 1986.
Características dos superdotados:
Esta é uma pequena lista de características típicas
do superdotado. Existem outras características que não foram citadas,
principalmente as ligadas à superdotação artística e psicomotora, por haver
menos pesquisas nestas áreas. É importante lembrar que nem todos os
superdotados apresentam todas as características citadas na lista.
a) segundo Tuttle e Becker, 1983:
·
É
curioso.
·
É
persistente no empenho de satisfazer os seus interesses e questões.
·
É crítico
de si mesmo e dos outros.
·
Tem senso
de humor altamente desenvolvido.
·
Não é
propenso a aceitar afirmações, respostas ou avaliações superficiais.
·
Entende
com facilidade princípios gerais.
·
Tem
facilidade em propor muitas idéias para um estímulo específico.
·
É
sensível a injustiças tanto no nível pessoal como no social.
·
É líder
em várias áreas.
·
Vê
relações entre idéias aparentemente diversas.
b) segundo Gowan e Torrance, 1971:
·
Reage
positivamente a elementos novos, estranhos e misteriosos de seu ambiente.
·
Persiste
em examinar e explorar estímulos com o objetivo de conhecer melhor a respeito
deles.
·
Gosta de
investigar, faz muitas perguntas.
·
Apresenta
uma forma original de resolver problemas, propondo muitas vezes soluções
inusitadas.
·
É
independente, individualista e auto-suficiente.
·
Tem
grande imaginação e fantasia.
·
Vê
relações entre objetos.
·
Tem
sempre muitas idéias.
·
Prefere
idéias complexas, irrita-se com a rotina.
·
Pode
ocupar seu tempo de forma produtiva, sem ser necessária uma estimulação
constante pelo professor.
Definição de Gênio
Existem duas definições em disputa pelo termo:
1. Quem obtêm um resultado excepcional
(na faixa superior a 180 -190) num teste determinado de QI;
2. Quem consiga raciocínios e
inferências tais que, somados a uma intuição também muito acima do normal, lhe
permitam não somente imaginar como também formular e realizar uma obra fundamentalmente
original e reconhecidamente de alto valor.
Os defensores da opção 1 acreditam ser possível
medir objetivamente a genialidade enquanto os defensores da definição 2
preferem esperar por resultados práticos significativos. A história nos mostra
que muitos gênios viveram no anonimato e morreram na pobreza, talvez não tendo
sido reconhecidos por estarem muito à frente do seu tempo. Os membros da Mensa
são todos muito inteligentes, mas não necessariamente superdotados ou gênios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sintam-se à vontade para enriquecer a participação nesse blog com seus comentários. Após análise dos mesmos, fornecer-lhe-ei um feedback simples.